ELIZABETE CALIGRAFIA

DICAS


DICAS
CALIGRAFIA E OUTROS DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA EM CONVITES

Depois que o convite estiver pronto da maneira que vocês imaginaram, chegou a hora de pensar nos detalhes e da entrega propriamente dita. Para não haver atrasos, a entrega deve ser feita, no mínimo 30 dias antes do casamento, para que seus convidados possam se organizar e para que tudo corra bem. O ideal é ter entre 45 e 60 dias para evitar qualquer problema. Por isso, os convites devem ir para o calígrafo, em média, três meses antes da data marcada para a cerimônia.

ESCOLHA SEU ESTILO

A primeira providência é escolher o calígrafo para realizar o trabalho. É importante falar com o profissional com antecedência, pedir amostras de caligrafia (para você escolher o que é mais adequado para o convite), conversar sobre prazos e preços. Hoje em dia, os calígrafos além de personalizarem os envelopes, oferecem outros serviços: colocam os convites no plástico, fecham com lacres (simples ou personalizados), R.S.V.P e alguns até tem serviço de entrega. Quando escolher quem vai fazer o trabalho para você, leve isto em conta também. Os preços variam. Pergunte tudo antes.

DICA DA ESPECIALISTA

Os envelopes dos convites com linguagem mais informal podem ter os nomes dos convidados subscritos com letra de forma, cursiva simples, ou até mesmo feita por você mesma, se tiver uma boa letra. Hoje já se existem muitos tipos de tinta e de canetas (além dos tinteiros já conhecidas, ou das penas próprias para isto. Eu mesma fiz os meus envelopes com tinta verde e uma caneta tinteiro própria para caligrafar da marca Lamy. Comprei na Ravil Canetas que eu adoro e é cheia de cores de tinta e especialista em canetas!

NOME CERTO, CONVIDADO FELIZ

O próximo passo é ter a lista de casamento impressa e checada a grafia dos nomes correta para não passar por nenhuma saia justa (anotações feitas à mão podem dar margem ao erro de caligrafia e nomes) e mandar para o calígrafo subscritar os envelopes. O trabalho do calígrafo é personalizar os convites, da maneira que combine com o convite. Preste atenção que o tipo de letra escolhido para a caligrafia deve ter o mesmo tipo de linguagem que a arte escolhida para o convite: os mais formais podem ter letras góticas, cursivas, ronde francesa que são mais trabalhadas.


DÚVIDAS QUE TODO MUNDO TEM

Calígrafo decidido, agora resta uma dúvida: como se endereçar aos convidados no envelope?
Como isso é uma coisa pessoal, e que varia de acordo com cada tipo de arranjo, pode-se colocar os nomes das pessoas, se o casamento for informal, mas se for uma celebração formal, com convidados que necessitam de títulos, existem pequenas regras que podem ajudar:
Pessoas que moram juntas (não casadas oficialmente) - Nome da mulher e Nome do homem (ou mandar convites separados, dependendo da proximidade que os noivos tiverem deste casal)
Casal cuja mulher manteve o nome de solteira – Sra. Fulana de Tal e Sr. Fulano de Tal (o nome do homem virá em primeiro lugar se ele tiver um título profissional ou se a mulher usar o nome de solteira apenas profissionalmente - ver acima).


NAMORADOS

Exemplo: Fulano e Fulana (Sempre comece com o nome da pessoa que os noivos conhecem)
Namorados ou Noivos - Fulano de Tal, Fulana de Tal - Sem a conjunção "e". Comece com o nome da pessoa que os noivos conhecem. Coloque os dois nomes no mesmo envelope, ou mande convites separados.

CASOS ESPECIAIS

Viúvo(a) - Nome do convidado(a) e família
Sr. + nome do homem e filhos, Sra. + nome do homem e filhos (a mulher cujo marido morreu não muda de nome, endereçar um convite com o nome da mulher indica que ela é divorciada)
Empresas - Aos funcionários do setor... ou o convite para os colegas do trabalho poderá ser enviado individualmente ou se preferir, anexar em algum mural de notícias da empresa.
Pessoa que mora sozinha - Sra. nome da pessoa + fulana – pessoa que acompanha a pessoa. Obs.: o nome do acompanhante não precisa ser completo.
Títulos Formais:
Dr. - Cria formalidade. Usar Dr. somente quando for algo profissional.
Familiares - Parentes (avós, tios, primos) - Nomes das pessoas


MEU BLOG | PRINCIPAL | FOTOS | DICAS | CONTATO | LOCAL | LIVRO DE VISITAS

© 2007 - 2022 EEV Sites Todos os direitos reservados - Política de Privacidade